terça-feira, 20 de maio de 2014

CHAFARIZ DA LEGALIDADE

Endereço: Praça dos Expedicionários
Como Chegar: Saindo da praça São Francisco, seguir rua Comendador Balbino da Cunha e praça dos Expedicionários. 
Histórico: Construído em 1834 pela Câmara Municipal, o chafariz serviu para registrar um fato histórico: São João Del Rei foi capital provisória da Província de Minas Gerais em 1833, em decorrência de uma sedição militar ocorrida em Vila Rica.


No Largo do Tamandaré, não tinha muita água, por isso foi construído um aqueduto (conhecido na época como "arcoduto" por causa de ser construído sobre arcárias) que ia de perto da Ponte do Rosário até o Largo do Tamandaré (Praça da Praia na época). Era todo feito de tijolos e pedras, ladeava o pegão esquerdo da ponte do Rosário, exatamente no ponto em que foi colocada na face do cais uma escada de pedra de 6 degraus, que ainda existe, para fácil acesso das lavadeiras a esse trecho do Córrego do Lenheiro, a costumeira lavanderia do povoado.

O Chafariz da Legalidade e todo o aqueduto com a sua bela arcária de tijolo e pedra, preciosíssimo documento da história de São João del-Rei, foram demolidos em 1895 com dinamite e picareta por deliberação da Câmara Municipal, em sessão de 10 de abril de 1895 e por proposta da comissão de obras públicas. Daquela comissão de 3 membros, 2 não eram sanjoanenses.

Atualmente ele está reconstruído na Praça dos Andradas, onde se encontra escondido à apreciação pública, visto que não está em local de grande afluxo de pessoas e de onde nunca jorrou água

Nenhum comentário:

Postar um comentário