terça-feira, 13 de maio de 2014

BÁRBARA HELIODORA

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, nasceu em São João del - Rei, Minas Gerais, em 1759. Filha de Dr. José da Silveira e Sousa e D. Maria Josefa Bueno da Cunha. Casou-se em 22 de dezembro de 1781, com o Inconfidente Alvarenga Peixoto, quando Maria Ifigênia, filha do casal, já contava três anos de idade. Desta união nasceram quatro filhos.
Em virtude de seu casamento com Alvarenga, e sua instantânea participação no movimento Inconfidente, Bárbara ganhou o título de "Heroína da Inconfidência Mineira". Segundo Aureliano Leite em "A Vida Heróica de Barbara Heliodora", "ela foi a estrela do norte que soube guiar a vida do marido, foi ela que lhe acalentou o seu sonho da inconfidência do Brasil … quando ele, em certo instante, quis fraquejar, foi Barbara que o fez reaprumar-se na aventura patriótica. Disso e do mais que ela sofreu com alta dignidade, fez com que a posteridade lhe desse o tratamento de Heroína da Inconfidência".
Ousada para sua época, Bárbara foi a primeira Mulher poetisa do Brasil, umas das ideologias organizadoras da inconfidência Mineira, teve uma filha antes do casamento e, mesmo depois de casada, fez questão de continuar com seu nome de solteira. Após a morte do marido, Bárbara ainda administrou os negócios da família, e cuidou da educação dos seus quatro filhos.
Bárbara viveu seus últimos anos na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, onde mantinha propriedades com atuação na mineração e agricultura, comandadas em sociedade com seu compadre João Rodrigues de Macedo. Na mesma cidade morreu em 24 de maio de 1819, sendo sepultada na Igreja Matriz da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário