terça-feira, 13 de maio de 2014

AUGUSTO DAS CHAGAS VIEGAS

Nasceu o Dr. José das Chagas Viegas em São Tiago MG, no dia 23 de julho de 1887, filho de Antônio Xavier das Chagas Viegas e Maria Christina Santiago Viegas. Aos oito anos de idade, mudou-se com sua família para a cidade que amorosamente adotaria como sua: São João del-Rei, onde foi um conceituado médico, e prefeito por duas vezes.
As atividades do Dr. José Viegas se estenderam por variados campos: Trabalhou durante dez anos na Santa Casa da Misericórdia e também na Estrada de Ferro Oeste de Minas. Foi dentista do Estado, servindo na assistência dentária escolar, no primeiro posto inaugurado na cidade. Andrade Reis. Mantinha também consultório em sua residência, mas saía sempre, a cavalo, para prestar assistência dentária no meio rural, levando em uma mula os equipamentos.
Na política, manteve sempre uma linha coerente, jamais pensando em servir-se dela em benefício próprio, tendo pertencido ao PP, ao PSD e ao MDB, sendo grande amigo e fiel correligionário do saudoso Presidente Tancredo Neves. Com noventa anos de idade, Dr. José ainda ia exercer o seu direito de voto.
Dinâmico e prestativo, pertenceu à Diretoria do Minas Futebol Clube, bem como foi sócio do Clube X. De sólida formação cristã, especificamente católica, foi provedor das Irmandades do Santíssimo Sacramento, dos Passos e da Boa Morte,e na Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Grande inteligência criativa, inventou o afamado “tinteiro econômico”, cuja característica principal era não derramar tinta, o qual teve incrível aceitação, ganhando reputação internacional, precursor que era da caneta-tinteiro. Produzia-o o próprio inventor, em fábrica caseira.
Homem culto, de aguçada sensibilidade, soube amar como poucos a Arte Teatral. Nesse campo, desenvolveu inúmeras atividades. Foi autor (revista teatral-São João del-Rei), ator e, sobretudo, grande incentivador e promotor de encenações de peças teatrais e de operetas, tendo sido Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Teatral Artur Azevedo e Diretor do Departamento Teatral da Sociedade de Concertos Sinfônicos. Ocupava o Dr. José Viegas a Cadeira nº 5 da Academia de Letras de São João del-ReiFaleceu no dia 21 de abril de 1979.


Nenhum comentário:

Postar um comentário