A Semana Santa de São
João del-Rei é considerada a mais tradicional do Brasil. A cidade mantém viva a
tradição, conservando as antigas características barrocas, as músicas eruditas
da orquestra Ribeiro Bastos abrilhantando as celebrações.
Além disso, preserva o Latim, considerado língua morta, que é utilizada nos Motetos, nas Matinas e Laudes, tocadas e cantadas na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.
De Quarta-feira Santa até Sexta-feira Santa na hora do Descendimento da Cruz, as igrejas do centro histórico ficam abertas à visitação. Nelas se montam “passos” e cenas da Paixão e do Novo Testamento, bem como as imagens titulares das igrejas também estarão expostas ao público.
Na Quinta-feira Santa acontece o Lava pés. O bispo relembra a última ceia, e, reproduzindo Jesus, lava os pés de 12 pessoas, nesse ano, coroinhas da paróquia, representando os doze apóstolos. Na Sexta-feira Santa, é realizado o Descendimento da Cruz, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
Na cidade, mantém- se viva a imagem da Verônica, mulher que limpou o rosto de Jesus em um véu, enquanto Ele caminhava até o Monte Calvário. Em seguida, segue a Procissão do Enterro. No Sábado Santo, em espírito de recolhimento, acontece a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Páscoa, pela manhã, é celebrada a Solene Missa e a tarde procissão da ressurreição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário