quinta-feira, 15 de maio de 2014

ENTREVISTA - BRUNO CUNHA


Marília Cunha
Nome: Bruno Cunha
Idade: 30 anos
Cidade Natal: São João Del Rei- MG.
Profissão: Professor

Blog: Você faz doutorado em Filosofia, sobre o que você estuda?
Bruno: Eu estudo Filosofia Alemã, especificamente eu trato de um tema que é de ética, de um pensador alemão que se chama Immanuel Kant, este é motivo de eu estar indo para Alemanha estudar mais profundamente o pensamento deste filósofo. Na  Alemanha eu vou fazer um estágio de doutorado. Eu não termino o doutorado lá, eu assino um termo de compromisso no qual eu tenho que voltar para o Brasil para defender a tese na minha universidade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Blog: Como surgiu esta oportunidade de estudar fora?
Bruno: Esta oportunidade é dada pela Capes, doutorado sanduíche, PSDE, que é o termo que eles usam para designar o doutorado sanduíche, só que antes de você se candidatar ao doutorado, você precisa de um convite de um professor da universidade.  Então antes de me candidatar, eu entrei em contato com um professor alemão que verificou meu projeto, viu que o projeto se adequava aos objetivos da pesquisa dele na Alemanha. Então ele me mandou uma carta convite de aceite na universidade alemã,  eu pude participar do processo seletivo, me candidatar ao doutorado sanduíche nesta universidade

Blog: Qual o nome da Universidade e onde se localiza?
Bruno: Esta Universidade fica em uma cidade chamada Mainz, próxima a Frankfurt que é um grande centro na Alemanha. A Universidade se chama  Johannes Gutenberg –Universitát.

Blog: Com quem você vai?
Bruno: Na verdade vou com minha esposa, sou recém casado e ela vai me acompanhar nesta nova experiência.

Blog: Quanto tempo você vai ficar lá?
Bruno: Um ano. Eu preciso voltar para poder terminar a tese e fazer a defesa. A princípio um ano.

Blog: Qual é a sua expectativa?
Bruno: Minha expectativa é das melhores, poder conhecer uma cultura diferente, um país diferente, ter contato um idioma muito peculiar, é uma experiência ímpar. Eu pretendo aproveitar o máximo, de todas as formas possíveis, para eu poder aprofundar e conhecer esta cultura tão bonita, o ambiente europeu.

Blog: Quando você estiver lá, o que você acha que sentirá mais falta da sua cidade?
Bruno:  Na verdade eu vou sentir falta de várias coisas, de tudo, sou sanjoanense, fui criado aqui,sou acostumado com diversos aspectos da cidade de São João Del Rei, em contrapartida a cidade de Maintz, ao analisar o ambiente, por mais que seja muito diferente, por ser  um ambiente europeu, é uma cidade universitária e não muito grande. Maintz é uma cidade com 200 mil habitantes e uma universidade com cerca de 30 mil. Então por mais que vai ser uma experiência diferente, eu acredito que vai ser algo parecido com São João Del Rei ,em alguma medida, porque é uma cidade histórica e universitária. Mas eu vou sentir falta de muita coisa, da minha família, dos meus amigos desse clima hospitaleiro de São João Del Rei e da comida, com certeza eu  vou estranhar o tipo de alimentação que eles têm na Alemanha.

Blog: Você vai levar algo para não se esquecer da sua cidade natal?
Bruno: Pretendo levar cartões postais da cidade, vídeos e fotos da família, para quando a saudade bater.

Blog: O que São João Del Rei significa para você?
Bruno: São João significa muito para mim, eu tenho uma relação muito próxima com esta cidade. Uma cidade acolhedora, por isso nós vemos que os estudantes que vem de fora, eles tem certa dificuldade de voltar para casa depois. Podemos notar que São João Del Rei é uma cidade diferenciada, ela tem um certo sentimento, um clima diferente que abriga muita gente.Então eu acho que isso será um fator negativo, de separação quando eu for para a Alemanha, porque realmente São João Del Rei é uma cidade que a gente sente um clima muito amistoso e de receptividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário