terça-feira, 13 de maio de 2014

BANDA DE MÚSICA THEODORO DE FARIA

Em 1902, houve uma separação na Banda de Música do Ribeiro Bastos, onde entre os músicos se encontrava Augusto Theodoro de Faria, que liderando os outros, fundou uma nova banda de música, nomeando-a de Banda do Sr. Augusto de Faria.
Em 1917 passou a direção para o músico Teófilo Inácio Rodrigues que, com o mesmo idealismo do fundador, iniciou as atividades de ensino musical prático para prover a banda de novos elementos. Lecionou música prática musical por 56 anos. Pode-se afirmar que a escola foi um celeiro musical, muitos músicos que ali se formaram, seguiram carreira militar integrando as bandas do Exército servindo em todas as unidades militares, fazendo a Banda de Música Theodoro de Faria ser reconhecida em todo o território nacional.
Teófilo tudo fez para a continuidade da banda de música. Sua casa passou a ser sede de ensaios, sala de aulas, arquivo musical. Com parcos recursos adquiria instrumentos musicais de segunda mão para passa- los para os aprendizes e pessoalmente ele consertava e mantinha todo o instrumental da banda, como também criava artifícios para a prática instrumental.
No ano de 1954, foi oficializado o nome da banda, elaborado o Estatuto e pelo incentivo e apoio do então Pároco do Pilar, Monsenhor Almir de Resende Aquino, os componentes da banda tiveram o seu primeiro uniforme, com o apoio da comunidade.  A oficialização do nome da banda para Banda de Música Theodoro de Faria foi atendendo um pedido do Mestre .
A partir de 1954, tendo a banda uma diretoria; novos rumos foram tomados e, entre eles, o de se construir uma sede própria, para o que todos os componentes se uniriam e envidaram esforços, adquirindo um terreno à Rua Santo Antônio. Ainda sem recursos e com mínimo apoio institucional, construiu- se a sede; e em 1967 estava pronta e para ali se transferiram os ensaios e a aula de música.
Um dos fatores de suma importância é o curso de música ministrado na Banda de Música Theodoro de Faria. Dessa escola têm saído expressivos valores musicais que também passam a integrar as orquestras sacras de São João del - Rei, a Sociedade de Concertos Sinfônicos e as outras Banda de Música da cidade e região.
A maior atividade da Banda de Música Theodoro de Faria é a de abrilhantar com sua música as solenes procissões, ponto culminante das festas e solenidades religiosas sanjoanenses. O rico e vasto repertório da corporação, é importante parte da história musical de São João del- Rei, estando nele concentrado inúmeras composições de autores sanjoanenses que atestam o excelente nível musical atingido pelos músicos que ali militaram.


Mais informações Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário