quinta-feira, 8 de maio de 2014

BOLINHO DE FEIJÃO

Em São João del - Rei, mantem-se viva a tradição com o tempero do afamado Bolinho de feijão, que está presente em muitos cardápios como tira-gostos servidos nos bares e restaurantes da cidade e região.
A tradição do bolinho na família de Aparecida Mercês começou há mais de 50 anos e é passada de geração em geração. Em entrevista, Aparecida, relatou como essa tradição começou, o preparo Bolinho, que é sucesso na gastronomia sanjoanense.

Blog: Quando começou a história do Bolinho de Feijão?
Resposta: Tudo começou com o tataravô da minha mãe, ele trabalhava com o corte e preparo da madeira. Certa vez, ele foi trabalhar numa fazenda conhecida por São Sebastião da Vitória, localizada na área rural de São João. Aprendeu com os trabalhadores do lugar a comer feijão, que era oferecido como alimento pelos proprietários da fazenda. Por ser “alimento quente”, era bastante comum o feijão causar indigestão. Os empregados passaram então a descasca-lo e tritura-lo, comendo-o frio. Bem alimentados, começaram a engordar, o que causou espanto nos patrões. Nessa fazenda, uma índia chamada Maria José, conhecida por Zezé, por quem fugiu para se cassar às escondidas. Juntos, deram início a minha numerosa família e a tradição foi passando de geração em geração e se mantém viva até hoje.

Blog: Como é o preparo do bolinho?
Resposta: Os grãos são triturados, depois, soprados, de forma que as cascas, aos poucos, sejam retiradas. Em seguida, deve ficar imersos em água, numa vasilha, por 3 horas consecutivas, depois serão novamente lavados para que os vestígios das cascas sejam eliminados de vez. Triturados e lavados, os grãos são colocados sobre a pedra que, nesse momento, será umedecida, manualmente, os grãos são moídos com o auxilio de uma pedra que, com força e ritmo num incessante vai e vem, passa e repassa sobre eles. A massa, de cor branca vai se formando adquirindo, aos poucos uma consistência pastosa. Em seguida a massa é temperada com sal e pimenta a gosto e batida com uma colher para crescer, encorpar e ficar pronta para fritar.

Blog: Quanto tempo se gasta para moer o feijão?
Resposta: Para moer um quilo de feijão, gasto em média uma hora.

Blog: Como é o processo de fritura?
Resposta: O bolinho é frito em quatro dedos de óleo, o fogo deve ser brando. Cuidadosamente, com a borda de uma colher, é tomada uma quantidade de massa, correspondente a um bolinho, que é posta, com a mão bem leve, sobre a gordura fervente. A colher que é colocada a massa não pode ter respingos de óleo, por isso, deve ser usada uma colher para ajuntar a porção da massa e leva-la a panela e um garfo para ajudar no processo de fritura, virando e revirando os bolinhos na panela quente. Com uma escumadeira, os bolinhos são retirados, postos por alguns minutos numa peneira forrada com papel e estão prontos para serem servidos. 

Há a venda da massa, ou os bolinhos já fritos. O sucesso é tamanho, que segundo aparecida, em festas na cidade o Bolinho de feijão tem sido servido como recheio no tradicional pão de queijo, compondo um sanduíche que recebe o nome de “Tejucano”.

Fotos do processo da receita  CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário