sábado, 17 de maio de 2014

CÓRREGO DO LENHEIRO

Com nascente na Serra do Lenheiro,Córrego do Lenheiro atravessa toda a cidade de São João del - Rei. O Córrego foi uma das causas da atual localização da cidade. À procura de ouro, os primeiro habitantes foram subindo seu leito e habitando suas margens. 

Até o final do século XIX, o córrego permaneceu belo e praticamente limpo. A partir do início do séc. XX, principalmente, o então Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar foi crescendo assim meio que desordenadamente e os esgotos foram direcionados para o leito do Córrego, sem tratamento, a poluição do córrego tornou-se um problema sério, agravando-se cada vez mais, até chegar ao estágio atual.

Aterros, invasões de suas margens com obras indevidas, desmatamentosmudança do curso original da água e outros diversos fatores também ajudaram a tirar a vida do Córregodiminuindo o nível de oxigênio de suas águas, eliminando-lhe grande parte da fauna e da flora.

Os visitantes de São João del-Rei, muito se admiram da solidez e tamanho das pontes de pedra, principalmente pelo pouco volume das águas do pacato Córrego do Lenheiro. No livro "Em Minas", Carlos de Laet fala de tamanha cautela e estrutura da segurança:

"Quem olha para o riacho, minguado em água, mal compreende porque tão elevadas se fizeram essas arcarias, porém mal raciocinaria quem condenasse por inútil a luxuosa cautela dos construtores. O ribeiro, por ocasião das enxurradas, faz-se torrente e mesmo rio. Em sua carreira vertiginosa arrebataria obstáculos que com menos resistência lhe afrontassem o ímpeto... Imagem verdadeira de um povo pacífico, cuja força mal se deixa suspeitar, mas contra quem, nos seus grandes momentos de cólera, todas as preocupações não podem ser demasiadas."

Um comentário: